sábado, 8 de novembro de 2014

Prova do 1º dia do Enem 2014 tem Cebolinha e Pequeno Príncipe


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 começou neste sábado (8) com a prova de ciências humanas e da natureza. Entre as questões, havia uma tirinha do personagem de história em quadrinhos Cebolinha, criado por Maurício de Sousa, e um trecho do clássico da literatura infantil "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupery. 

O exame continua neste domingo (9). A questão com a tirinha do Cebolinha abordou conhecimento sobre aceleração em física. Depois de apresentar uma tirinha de 2006, o candidado deveria responder sobre o vetor aceleração tangencial do coelhinho da Mônica até atingir o Cebolinha. O trecho de "O Pequeno Príncipe" que apareceu no exame, foi o seguinte: 
"Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr-do-sol." O candidato tinha de responder qual fenônemo físico é citado nesse parágrafo. A prova não abordou a crise hídrica e o problema de falta de água no Sudeste diretamente, mas, ainda em ciências da natureza, havia uma questão com um gráfico presente no manual de instrução de uma ducha, que relacionava a vazão da água com a pressão.

O candidato teve de calcular o gasto mensal de água de uma família com banho.Na parte de ciências humanas, o exame deste ano trouxe um pergunta sobre um protesto ocorrido em 1879, na época de D. Pedro II, contra um aumento de 20 réis dna passagem dos bondes. Os candidatos tinham de responder sobre o significado da repressão àquela manifestação.

Apareceu também neste primeiro dia uma questão que exigia que o candidato respondesse qual a função da Comissão da Verdade, instituída em 2012 com a finalidade de apurar graves violações de direitos humanos. A prova também trouxe a música de 1960 “Sina do Caboclo”, de João do Vale, que fala sobre a insatisfação do trabalhador rural. Uma questão sobre filosofia apresentava o detalhe da obra "Escola de Atenas", do artista Rafael Sanzio (1483 - 1520). Na pergunta, a prova questionava o significado do gesto de Platão, que é reproduzido na imagem apontando o indicador para cima.

Entre as questões de ciências da natureza havia uma pergunta sobre as sacolas plásticas distribuídas em supermercados. O candidato deveria responder sobre o novo tipo de plástico ecológico que substitui as sacolas de polietileno. Outra pergunta era sobre fotografias em cores tiradas em ambientes iluminados com lâmpadas fluorescentes. Era preciso responder qual é a cor do filtro deveria ser utulizado pelo fotógrafo para evitar que objetos mais claros parecessem verdes na fotografia. 

Outra pergunta citava o queijo minas, classificado como patrimônio cultural brasileiro. Entre as alternativas, o candidato deveria escolher o bem que compõe o patrimônio nacional e pertence à mesma categoria do queijo minas. As opções eram o mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, o ofício das paneleiras em Goiabeiras (ES), o conjunto arquitetônico e urbanístico de Ouro Preto (MG), o sítio arqueológico e paisagístico de Ilha Do Campeche (SC) e a obra "Tiradentes Esquartejado", de Pedro Américo.

Informações: Blog Voz da Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário