domingo, 9 de novembro de 2014

Enem 2014 tem 1.519 candidatos eliminados e 28% de abstenção


Mesmo com o aumento de 21,8% de candidatos inscritos, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentaram números parecidos de candidatos eliminados e praticamente a mesma porcentagem de abstenções em relação ao ano passado. 

Em entrevista coletiva realizada logo após o fim das provas, ministro da Educação, José Henrique Paim, informou, porém, que o total de eliminações ainda pode subir.

Ao todo, 1.519 candidatos foram eliminados por desrespeitar as regras do exame — sendo 236 deles por uso indevido de celulares. Em 2013, o total de eliminações chegou a cerca de 1,5 mil, conforme o Ministério da Educação (MEC).
O exame deste ano teve 28,64% de abstenção, ou seja: 2,4 milhões de candidatos de inscritos não compareceram às provas. A taxa de abstenção no ano passado ficou em 29,7%. Neste ano, um número recorde de 8,7 milhões pessoas se inscreveram no principal teste para ingresso no Ensino Superior.

A presidente Dilma Rousseff considerou que a aplicação das provas foi um sucesso, e agradeceu a participação dos 917 mil colaboradores que contribuíram para a realização do exame em 1.752 municípios. Para ela, "a consolidação do Enem permite que mais estudantes possam ter acesso à universidade pública".

A edição de 2014 do Enem terminou neste domingo com as provas de Matemática e Linguagens e códigos, além da Redação. No sábado, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os gabaritos serão divulgados até a próxima quarta-feira (12 de novembro), na página do Inep na internet.

Informações: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário