quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Casamento ruim aumenta risco de problemas cardíacos, diz estudo


Um casamento ruim pode trazer vários problemas para os cônjuges, inclusive problemas literalmente do coração. Segundo um estudo feito na Universidade de Michigan, nos EUA, existe uma forte relação entre a qualidade do casamento e a saúde do coração. 

Os problemas cardíacos também afetariam principalmente os mais velhos. Para chegar às conclusões, os pesquisadores avaliaram 1,2 mil pessoas casadas, que tinham entre 57 e 85 anos no início do estudo.

Eles responderam várias perguntas sobre a qualidade do casamento e sobre o histórico de ocorrências cardiovasculares. Além disso, tiveram a saúde cardíaca avaliada por testes laboratoriais. 
Ainda segundo o estudo, aqueles que contaram ter um casamento ruim – com relatos de que o cônjuge é muito crítico ou exigente, por exemplo – tinham uma saúde cardíaca mais debilitada. 

Para Hui Liu, socióloga da Universidade do Estado do Michigan e principal autora do estudo, os resultados demonstram que seria importante haver mais programas focados na qualidade do casamento de pessoas mais velhas, como aconselhamentos para casal.

Informações: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário