terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bahia vacinará 210 mil grávidas contra coqueluche


Em torno de 210 gestantes da Bahia devem receber a vacina contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) a partir deste mês. Além das grávidas, 1,8 mil profissionais de saúde no estado também serão imunizados.

Segundo comunicado do ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda-feira (17), 66,8 mil doses da vacina foram repassadas para a Bahia e, partir de novembro, a pasta passará a enviar cota mensal com 21,6 mil unidades da vacina. 

Em todo o país, a estimativa é imunizar mais de 2,9 milhões de gestantes e 324 mil profissionais da área de saúde. Na Bahia, foram registrados 663 casos da doença e quatro mortes, entre 2011 e 2013. 
A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é para aplicação da dose entre as 27ª e a 36ª semanas de gestação – para gerar maior proteção para a criança, com efetividade estimada em 91%. Segundo o MS, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Esta é a quarta vacina para gestantes no calendário nacional. 

O esquema de vacinação completo da dupla adulto é de três doses (devendo ser reforçada a cada intervalo de dez anos) podendo ser tomada a partir dos dez anos de idade. Se a mulher não tomou nenhuma dose da vacina antes de engravidar, é necessário tomar duas doses da dupla adulto, com intervalo de no mínimo 30 dias e complementar com a dTpa. 

Caso a mulher tenha tomado uma dose da dT antes da gestação, ela deverá reforçar o esquema com mais uma dose da dT e outra da dTpa. Já para as mulheres que se preveniram com duas ou mais doses da dT, recomenda-se a dTpa administrada com apenas uma dose. Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem tomado anteriormente.

Informações: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário