sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Começa neste domingo o horário Brasileiro de verão


Começa na madrugada deste domingo, 19 de outubro o horário brasileiro de verão, à meia noite do sábado os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Em ocasião do Carnaval, o horário de verão será mais longo com 126 dias e terminará no dia 22 de fevereiro de 2015. 

Apesar de estar fora do horário de verão, a interatividade da Bahia com as regiões sul e sudeste obrigam mudanças na rotina dos baianos. 

Parte do Brasil terá que adiantar o relógio para acordar mais cedo e dormir mais cedo. Apesar de não precisar fazer isso, os baianos não estão livres das mudanças na rotina, já que bancos, lotéricas e a maioria das empresas estarão conectados com o horário de verão. 
É preciso ficar atento às mudanças para não passar por transtornos. Quem está acostumado enfrentar filas em bancos e casas lotéricas para pagar contar e fazer apostas é preciso atenção. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a partir de segunda-feira, as agências de Salvador e Região Metropolitana terão o horário de funcionamento antecipado, ou seja das 9h às 15h. 

Nas regiões que seguem com alteração, a Caixa Econômica Federal vai afixar o horário de atendimento nas agências e nos postos aos clientes.As empresas de telemarketing, os voos nacionais e os Correios terão horários ajustados de acordo com as mudanças. Pela terceira vez consecutiva, a Bahia ficará fora do horário de verão conforme afirmou o governador Jaques Wagner. 

Segundo ele, a decisão foi tomada devida a “rejeição” de grande parte da população em adiantar os relógios como também a baixa economia de energia que a adesão ao horário alternativo gera. O Ministério de Minas e Energia (MME) estima uma economia 2.595 megawatts (MW) até 22 de fevereiro.

O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. Com o objetivo de estimular o uso racional e adequado da energia elétrica, uma vez que anoitece mais tarde e as pessoas podem usar da luz natural para fazer suas atividades, além da iluminação pública também acender uma hora mais tarde possibilitando economia. 

Informações: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário