terça-feira, 14 de outubro de 2014

Afta que não cura em 15 dias pode ser sinal de câncer bucal


Um problema aparentemente inofensivo, a afta, pode ser porta de entrada para doenças mais sérias, como o câncer de boca. 

Na maioria dos casos, o tumor maligno na região se caracteriza pelo descontrole na multiplicação das células que formam a mucosa da boca. De acordo com Celso Lemos, estomatologista da Faculdade de odontologia da USP, algumas orientações são importantes para perceber se há algo errado na boca. 

“A lesão pode inicialmente se parecer com uma afta indolor que dura mais de 15 dias ou uma lesão na forma de uma placa branca também indolor. 
Áreas que apresentam aumento de volume devem ser investigadas por um profissional de Saúde”, diz o estomatologista em matéria do IG. O estomatologista é o profissional especializado em doenças que ocorrem na boca. 

Esse profissional fará alguns exames (possivelmente uma biópsia) para descobrir a gravidade do problema. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ocorrem no Brasil aproximadamente 14,5 mil novos casos de câncer bucal por ano, com mortalidade anual de 5,5 mil pessoas. 

Embora esse processo seja considerado maligno, se diagnosticado cedo, o câncer de boca tem 100% de chance de cura.  O carcinoma epidermóide é o tipo de câncer mais comum na boca. 

Informações: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário