sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Mato Grosso do Sul: Frio mata cerca de mil cabeças de bois


A frente fria que atingiu a região do Pantanal de Mato Grosso do Sul no último fim de semana provocou a morte de centenas de bovinos. 

Somente no município de Coxim, pelo menos 370 cabeças de gado morreram por hipotermia, condição em que a temperatura corporal cai abaixo do normal, segundo dados da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). 

As perdas, no entanto, podem ultrapassar mil cabeças, de acordo com levantamentos preliminares de produtores e do sindicato rural da cidade.
De acordo com Rubens de Castro Rondon, diretor de Defesa Sanitária Animal da Lagro, o número de gado morto pelo frio pode ultrapassar a marca de mil. De acordo com informações do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), o dia mais frio foi a sexta-feira (25/7), quando a temperatura mínima foi de 13 graus e a máxima não passou de 15 graus. 

Na última quarta-feira (23/7), a mínima havia sido de 16 graus e a máxima de 24 graus. No campo, as sensações térmicas são ainda menores do que as registradas na cidade. "As temperaturas tendem a ser menores nas regiões mais descampadas, ou seja, em áreas com poucas edificações que não influenciam tanto o clima", explicou Cátia Braga, meteorologista do Cemtec.

Em nota, o veterinário da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Horácio Tinoco, disse que, naquela região de clima quente, os animais não estão acostumados com o conjunto formado por alta umidade, frio, chuvas e ventos. "Estes fenômenos podem mudar o parâmetro fisiológico do gado, alterando batimentos cardíacos e pressão arterial", afirmou.

Informações: ABN News

Nenhum comentário:

Postar um comentário