terça-feira, 10 de junho de 2014

Coração torcedor: Cardiologista alerta para prevenção de saúde durante a Copa


Durante a Copa do Mundo, o coração dos torcedores tende a ser bem exigido, o que reforça as preocupações com a saúde do órgão. 

Segundo a Agência Brasil, um estudo feito na Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e na Coreia, constatou aumento de 63% na incidência de morte súbita cardiovascular durante o evento. 

Na Copa da Alemanha, em 2006, o número de casos de emergências cardíacas cresceu mais de duas vezes. “Quando a pessoa está assistindo [a um jogo], há uma descarga de adrenalina. 
A frequência cardíaca aumenta, o número de batimentos aumenta e a pressão arterial sobe. Totalmente diferente de quando a gente está assistindo a um filme relaxante, em que a pressão e o número de batimentos tendem a cair”, afirma Cláudio Tinoco, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj). 

Ainda segundo Tinoco, vários estudos têm mostrado que há um aumento de doenças cardiovasculares nos grandes eventos esportivos. A primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, em 1950, registrou aumento de doenças ligadas ao coração.

Recomendações

Para quem tem problema cardíaco, um passado de infarto do miocárdio, ou já fez cirurgia de ponte de safena ou algum tipo de angioplastia (desobstrução) das artérias, o médico recomenda avaliação clínica antes de assistir aos jogos.  O mesmo vale para pessoas com pressão alta, colesterol alto, diabetes não controlado, fumantes e sedentárias. 

O médico alerta também que em 50% das pessoas, a primeira manifestação de uma doença cardíaca é um infarto ou uma morte súbita. “Então, a gente precisa trabalhar antes. E é nessas pessoas de risco que a gente tem o foco da prevenção”, adverte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário