sábado, 17 de maio de 2014

Dormimos duas horas a menos do que há 60 anos, aponta estudo


A vida moderna nos tornou extremamente arrogantes pelo fato de ignorar a importância do sono, segundo cientistas. A maioria de nós é indiferente aos riscos para a saúde de negligenciar o sono. 

A falta de sono coloca o relógio biológico fora de sincronia e pode causar problemas de saúde graves, como câncer, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade. 

Um projeto que envolve pesquisadores das universidades de Oxford, Cambridge, Harvard, Manchester e Surrey concluiu que a população mundial e os governos não estão levando o problema a sério.
Os especialistas constataram que, em média, dormimos duas horas a menos por noite do que há 60 anos. Eles alertaram que a vida moderna e, particularmente, o nosso apego aos computadores e gadgets, como tablets e smartphones, significa que muitos estão indo contra os seus relógios biológicos, que são programados para descansar à noite. 

De acordo com o professor e neurocientista Russell Foster, nossa atuação contrária a essa condição biológica pode levar a sérios problemas de saúde a longo prazo. É uma questão que afeta toda a sociedade, mas é particularmente grave entre os adolescentes, ressalta ele. 

Quase todos os seres vivos têm um mecanismo interno conhecido como o ritmo circadiano, ou relógio biológico, que sincroniza as funções corporais para o padrão de 24 horas, um dia, de rotação da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário