terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto libera máscara em protesto, mas uso em crime levará a pena maior


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) marcou para esta quarta-feira (23/04), a votação de um projeto de lei que aumenta a pena para crimes cometidos durante manifestações populares. 

O objetivo é conter atos de vandalismo e violência. Um dos artigos prevê a liberação do uso de máscaras, que se tornou comum no ano passado, mas se algum manifestante cometer algum crime usando o acessório, será punido com uma pena maior.

Independentemente do uso das máscaras, a atual versão da proposta, relatada pelo senador Pedro Taques (PDT-MT), aumenta as penas para homicídio, lesão corporal e dano ao patrimônio público quando cometidos durante “manifestações públicas, concentrações populares ou qualquer encontro multitudinário”. 

O projeto tem apoio do governo federal e da maior parte da base aliada no Senado e caso aprovado pela CCJ, poderá ir direto para análise da Câmara dos Deputados. A entrada em vigor depende de sanção posterior pela Presidência da República.


O Ministério da Justiça anunciou no início do mês ter desistido de enviar ao Congresso um projeto que trate dos crimes de vandalismo e decidiu priorizar o projeto relatado por Taques, cujo autor é o senador Armando Monteiro (PTB-PE). 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu rapidez na tramitação do projeto. O governo quer garantir que a nova lei esteja em vigor já durante a Copa do Mundo, que tem início em 12 de junho.

Informações: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário