sexta-feira, 25 de abril de 2014

Pressão alta: Doença “silenciosa” pode causar AVC e infarto


A Hipertensão Arterial é uma doença “silenciosa” e, na maioria dos casos, não é adequadamente diagnosticada. O Dr. Ricardo Pavanello, supervisor do setor de cardiologia clínica do Hospital do Coração (HCor), explica que a doença crônica pode causar efeitos indesejáveis a todo sistema circulatório, ao coração e aos rins. 

Progressivo, o problema acontece quando o nível de pressão sanguínea nas artérias está muito elevado, o que demanda mais do coração para promover a circulação. “Esse esforço é prejudicial, pois pode causar outras complicações para o organismo, como AVC (acidente vascular cerebral) ou infarto agudo do miocárdio”, aponta Pavanello.
Em todo o mundo, aproximadamente 1 bilhão de pessoas podem ser portadoras da doença. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no Brasil, entre a população com mais de 18 anos, 23% das mulheres e 20% dos homens sofrem de hipertensão arterial. Por ser uma doença “silenciosa”, o médico reforça a importância de estar sempre com consultas e exames médicos em dia. 

“Prevenção é a palavra de ordem e controlar os fatores de risco é a melhor forma para tal”, reforça o médico. Relacionados ao cérebro, os principais sintomas são tontura, dor de cabeça e AVC nos casos extremos. No que diz respeito ao coração, o paciente pode apresentar desde dor no peito ao próprio infarto agudo do miocárdio. 

Nos rins, inchaço e diminuição do volume urinário são os principais sintomas. “Praticar atividades físicas, dieta equilibrada e com pouco sal, evitar cigarro e outras drogas também são formas de evitar o problema”, ensina o cardiologista.

Informações: Bahia Notícias

2 comentários:

  1. Confio plenamente no relato do Dr: Ricardo Pavanello
    Um homem que abraçou a profissão como uma missão e exerce papel de Anjo aqui na terra.Que além da medicina, apoia psicologicamente e respeita seus pacientes como se cada um fosse seu próprio filho. Obrigada Dr: Ricardo Pavanello, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Confio plenamente no relato do Dr: Ricardo Pavanello
    Um homem que abraçou a profissão como uma missão e exerce papel de Anjo aqui na terra.Que além da medicina, apoia psicologicamente e respeita seus pacientes como se cada um fosse seu próprio filho. Obrigada Dr: Ricardo Pavanello, Deus o abençoe. Sou Lúcia, irmã de Carlos Pessoa seu paciente(professor)

    ResponderExcluir