terça-feira, 15 de abril de 2014

Conta de energia na Bahia subirá 15% na próxima semana


Foi aprovado nesta terça-feira (15), pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste da tarifa de energia para a Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba). 

A média do aumento será de 15,35% e entrará em vigor a partir do dia 22 de abril para 5,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 415 municípios da Bahia. 

Desta forma, o consumidor irá perceber essa variação integralmente a partir da fatura referente ao mês de maio. A alta será de, em média, 15% para os consumidores de baixa tensão (abaixo de 2,3kV), residenciais, e de 16,04% para os de média e alta tensão (de 2,3 a 230 kV), comerciantes e  indústrias.
De acordo a Aneel, custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, o valor da transmissão dessa energia e os encargos setoriais foram os motivos que mais pesaram no aumento. 

Segundo o G1 Bahia, uma das razões para esse aumento na tarifa da Coelba é a queda do nível de armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Isso levou à necessidade de uso mais intenso de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, e a um aumento nos custos das distribuidoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário