quarta-feira, 19 de março de 2014

Maiquiniquenses participaram do "Saúde em Movimento" em Itapetinga


Mais uma vez a prefeita, Minininha, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde vem demonstrando a sua preocupação com a população de Maiquinique, Pouso Alegre e Zona Rural. 

O município foi beneficiado com o Programa “Saúde em Movimento” onde se deslocaram desde amanhã de quinta-feira (13) até o dia (19) em um ônibus fretado pela prefeitura com destino a cidade de Itapetinga, mais de 120 pessoas para realização de cirurgia de catarata. 

“Essa é a nossa responsabilidade de cuidar bem da comunidade Maiquiniquense, de uma forma seria e igualitária.” Disse Minininha.

O Programa Saúde em Movimento, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), tem o objetivo de prestar atendimento oftalmológico itinerante à população do Interior e já beneficiou, desde o seu surgimento em 2009, moradores de mais de 400 municípios. 

Em sua 63ª etapa, que acontece de 13 a 19 de março, foi montada uma super estrutura, no Posto Guilherme Dias, em Itapetinga, para atender a população local e da região.“A vinda do Saúde em Movimento é uma grande conquista para nossa região. 

A população que sofre de problemas na visão vai ser atendida de graça por uma equipe capacitada e qualificada. Essa ação do Governo da Bahia em parceria com os municípios, vem impulsionar a saúde no nosso Território, isso nos deixa muito alegre e feliz”, comemora a secretária de saúde de Maiquinique, Thalita Farias.Pessoas de todo o Território de Itapetinga, com idade acima de 60 anos poderão realizar consultas, exames e até cirurgias de catarata gratuitamente. 

Os atendimentos serão feitos por uma equipe de médicos, técnicos e assistentes.Os pacientes serão submetidos à consulta ambulatorial e exames. Se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia. Para ser contemplado pela ação, basta procurar a Secretaria de Saúde de cada município, que fará os procedimentos. 

A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.







Um comentário:

  1. É bom alguns moradores de Maiquinique fazerem os exames oftalmológicos e cirurgia de catarata para ver melhor no final do mandato, se realmente a prefeita Minininha conseguiu realizar seus compromissos de cuidar da cidade durante sua gestão administrativa.

    ResponderExcluir