terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Conta de energia elétrica pode aumentar em quase 5%


Um repasse informado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (11), pode elevar, em média, 4,6% as tarifas este ano. 

A alta proposta seria para cobrir um déficit bilionário na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que financia diversas ações como o programa Luz para Todos, subsídio à energia para famílias de baixa renda e em comunidades isoladas no norte do país e indenizações às geradoras e transmissoras que renovaram suas concessões dentro do plano de barateamento da energia adotado pelo governo em 2013. 

Segundo informou a Aneel, em 2014, as despesas assumidas pela CDE superam em R$ 5,6 bilhões as receitas previstas para o fundo. É justamente esta diferença que pode ser repassada aos consumidores por meio da conta de luz, o que deve levar a uma alta média de 4,6% na tarifa. 

A proposta da Aneel ainda vai passar por consulta pública, assim os números podem sofrer alterações até a sua definitiva aprovação pela agência, o que deve ocorrer após a segunda quinzena de março. Entretanto, a possível mudança não deve ser suficiente para evitar alterações nas despesas do consumidor, já que a conta de luz deve sofrer o impacto do uso mais intenso de energia termelétrica no país a partir do final de 2012 – a utilização ainda foi intensificada, este ano, devido à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas nos últimos meses. 

As informações são do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário