terça-feira, 12 de novembro de 2013

Senado volta a discutir redução da maioridade penal


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado retoma a discussão sobre a redução da maioridade penal. 

O relatório da proposta apresentada pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que permite que adolescentes com 16 e 17 anos sejam julgados como adultos, em alguns casos, será lido na tarde de hoje (12).

O relator da proposta, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) deu parecer favorável, mas o assunto é polêmico e vai suscitar, mais uma vez, a discussão por parte da sociedade, instituições e setores de defesa das crianças e adolescentes.

Segundo a proposta, os adolescentes poderão ser julgados como adultos em casos de crimes hediondos, tortura, terrorismo e tráfico de drogas. O mesmo se aplica em casos de reincidência em lesão corporal ou roubo qualificado. 

A proposta ainda diz que o pedido para que os menores de idade sejam responsabilizados como adultos terá de partir de área especializada em infância e adolescência do Ministério Público. A decisão também ficará a cargo de juízes especializados no assunto.


A previsão é que a votação só ocorra na próxima semana, uma vez que é comum, em casos polêmicos, que os parlamentares peçam mais tempo para analisar o relatório.

por Paulo Anderson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário