terça-feira, 19 de novembro de 2013

País tem 682 cidades em situação de risco ou alerta para epidemia de dengue


O Ministério da Saúde informou na manhã desta terça-feira (19), em Brasília, que 157 municípios brasileiros estão em situação de risco de sofrer uma epidemia de dengue neste verão, enquanto outros 525 se encontram em situação de alerta. 

Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), que mediu o índice de infestação pelo mosquito em 1.315 cidades entre 1º outubro e 8 de novembro. As cidades em situação de risco ou alerta representam 52% das que participaram do levantamento.
A região Nordeste é a que concentra a maior parte dos municípios em situação de risco. Em comparação com o ano de 2010, a Bahia registrou neste ano 48,25% casos a mais da doença. Foram 61.974 ocorrências em 2013 e 41.803 há três anos
No entanto, o número de mortes causadas pela enfermidade caiu de 33 para 21, assim como os casos graves, que desceram de 974 a 125.

Cidades baianas ameaçadas

Na Bahia, as cidades são Cafarnaum, Campo Formoso, Candeias, Ilhéus, Itabela, Itiruçu, Jacobina, Jequié, Mundo Novo, Planaltino, Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Serrinha, Serrolândia, Terra Nova e Uibaí. 

Os municípios em alerta ou sinal amarelo são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios. As cidades baianas nessa condição são Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Cruz das Almas, Guanambi, Castro Alves, Dias D´Ávila, Eunápolis, Ibipeba, Itagimirim, Itaparica, Itapebi, Lauro de Freitas, Muritiba, Presidente Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário