quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Projeto autoriza mãe a registrar sozinha Nascimento de filho


Mães e pais poderão ter o mesmo direito para registrar o nascimento de um filho. O projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 16/2013) que garante a igualdade foi aprovado nesta quarta-feira (16), por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. 

Se não houver apresentação de recurso para análise no plenário da Casa, a proposta segue direto para sanção presidencial. Atualmente, o pai tem prioridade na hora de fazer o registro da criança. Na falta dele, a mãe é a segunda opção.
A matéria, porém, prevê que a mãe poderá declarar sozinha quem é o pai, independentemente de comprovação por teste de DNA. 

“Obviamente que qualquer contestação à declaração, que seja feita pelo pai ou pela mãe, com toda certeza será objeto de avaliação judicial”, explicou o relator da proposta na CCJ, senador Humberto Costa (PT-PE). 

Ainda segundo o parlamentar, a proposta “procura promover a cidadania do recém-nascido e eliminar a discriminação contra a figura da mulher, da mãe, especificamente”. 

Informações: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário