segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cirurgia inédita na Bahia é feita em bebê ainda na placenta


Uma cirurgia considerada inédita na Bahia ajudou a salvar a vida de um bebê ainda no útero. O Ex-utero Intrapartus Treatment (Exit), como o procedimento é conhecido, é recomendado para cirurgias de bebês que apresentam problemas respiratórios quando ainda estão ligados à placenta, ou seja, antes mesmo do nascimento. 

A operação, realizada no Hospital Santo Amaro no último dia 20 de outubro, foi indicada para um bebê diagnosticado no pré-natal com Chest High Airway Occlusion Syndrome (Chaos), uma espécie de síndrome congênita rara que provoca a oclusão da traqueia e que, se não for tratada, depois do corte do cordão umbilical, causa a morte da criança.
A cirurgia foi iniciada com uma abertura na traqueia do bebê e finalizada com o parto. Entre obstetras, anestesistas, neonatologistas, cirurgiões toráxicos e enfermeiros, 18 profissionais participaram da operação, considerada um sucesso. 

Embora programado com antecedência, o procedimento precisou ser feito com emergência, porque a bolsa da mãe que esperava a criança se rompeu com 37 semanas de gestação, duas antes do esperado. 

Informações do A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário