segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Preço da gasolina deve ser reajustado em 8% até 21 de outubro


O governo federal deve conceder novo reajuste no preço da gasolina até o dia 21 de outubro, data em que acontece o primeiro leilão do campo de petróleo e gás natural oriundo da camada de pré-sal em Libra (SP).

O desejo de parte da equipe econômica seria de que o preço cresça cerca de 8% nas refinarias até a realização do leilão, que será realizado sob o regime de partilha. 

A Petrobras será a operadora, com 30% de participação mínima em todos os blocos que forem adquiridos por companhias privadas.
Com o aumento do preço, a situação financeira da Petrobras deve melhorar imediatamente, uma vez que poderá repassar ao mercado interno o combustível adquirido do exterior a um preço maior. 

Técnicos do governo convergem para o fato de que o encarecimento da gasolina também servirá como estímulo indireto ao setor sucroalcooleiro. Mais barato nas bombas, o etanol pode compensar o incremento aos consumidores. 

Além disso, a composição da gasolina no Brasil tem 25% de etanol na mistura, o que diminui o repasse da alta de preços nas refinarias para as bombas nos postos de combustíveis.

Com o argumento da inflação, por outro lado, segmentos do governo ainda defendem que o reajuste seja postergado ao menos até o fim do ano ou concedido apenas em janeiro de 2014. 

Informações: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário