segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Rebanho da Bahia é o terceiro maior do país e o terceiro pior em produção


O rebanho de bovinos da Bahia é a prova viva de que quantidade não é qualidade. Ao todo, o estado tem cerca de 11 milhões de cabeças de gado, o terceiro maior rebanho do Brasil. 

No entanto, no quesito produção de leite, as vacas baianas deixam a desejar. Em média, cada uma delas produz apenas 561 litros de leite por ano, o terceiro pior resultado em todo o país. 

Para se ter uma ideia, a média do Brasil é de 1.382 litros por ano, e estados próximos como Alagoas e Pernambuco produzem anualmente 1.538 litros por animal.

Some-se a isso o fator seca, que exterminou 700 mil cabeças de gado e levou outras 500 mil para outros estados, e dá para concluir que a situação da pecuária na Bahia não é das melhores.

Por possuir uma área bem maior que os outros estados produtores, a Bahia tem o maior rebanho do Nordeste. 

O que faz com que, mesmo produzindo pouco por cabeça, a produção de leite por aqui ainda seja a maior da região, responsável por cerca de 40% do total, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite (Sindileite). Justamente por isso, o potencial para crescer é enorme. 


Informações: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário