quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mulheres altas tem maior risco de desenvolver câncer, diz estudo


Mulheres mais altas enfrentam maiores riscos em relação a diversos tipos de câncer, segundo pesquisa norte-americana publicada nesta quinta-feira (25). 

Os cientistas estudaram uma mostra de quase 145 mil mulheres, após a menopausa, com idades entre 50 e 79 anos, para a análise publicada na revista norte-americana Cancer Epidemiology. 

Os cientistas descobriram que a cada 10 centímetros adicionais de altura haveria um risco 13% maior de contrair câncer.
"Em última instância, o câncer é resultado de um processo relacionado com o crescimento e faz sentido que os hormônios ou outros fatores de crescimento que influenciam a altura também afetem o risco de câncer", afirmou o principal autor do estudo, Geoffrey Kabat, epidemiologista do Albert Einstein College of Medicine da Universidade de Yeshiva em Nova York. 

Após 12 anos em acompanhamento das mulheres, os pesquisadores encontraram vínculos entre uma maior altura e uma maior possibilidade de desenvolver câncer de mama, colo, endométrio, rim, ovário, reto, tireoide, assim como mielomas múltiplos e melanomas. 

O vínculo com a altura permaneceu inclusive após os cientistas ajustarem fatores que podem influenciar esses tipos de câncer, como idade, peso, educação, fumo, consumo de álcool ou terapia hormonal. 

Em alguns tipos de cânceres, houve maior risco entre mulheres mais altas, como risco de 23 a 29% a mais de desenvolver câncer de rim, reto, tireoide e sangue a cada 10 centímetros adicionais de altura. Informações da AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário