sábado, 15 de junho de 2013

Saúde: Saiba como diminuir os riscos de desenvolver câncer de mama



O câncer de mama é o segundo tipo de câncer a registrar o maior número de casos, mundialmente falando. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas o câncer de pele não melanoma atinge mais pessoas. 

Em 2010, ainda de acordo com as informações do Instituto, o país registrou 49 mil novos casos da doença, além de 12.852 mortes em decorrência da mesma.

Os altos números que traçam o perfil do câncer de mama no Brasil são, em grande parte, consequência do diagnóstico tardio da maioria dos casos.
O autoexame, além da realização da mamografia após os 35 anos – idade a partir da qual é registrado o maior número de casos -, são fundamentais no combate à doença, bem como manter uma alimentação saudável e controlar o peso.

A nutricionista clínica e doutora em medicina tradicional natural, Michelle Schoffro Cook, aponta mudanças importantes na alimentação para quem pretende manter esse mal afastado.

1- Coma mais fibras- As fibras, de acordo com Cook, se ligam a diversas substâncias nocivas nos intestinos e as “conduz” para fora do corpo. Dar preferência a grãos inteiros, aumentar o consumo de feijão, incluir amêndoas no cardápio e passar a consumir a linhaça são apenas alguns exemplos de como comer mais fibras.

2- Dê preferência aos vegetais crus- Vegetais como o brócolis, a couve-flor e o repolho devem ser ingeridos preferencialmente crus. Quando cozidos, eles perdem grande parte de suas propriedades benéficas. Nesses casos, em particular, há uma grande concentração de índole-3-carbinol (I3C), que é um fitonutriente capaz de eliminar o excesso de estrogênio do corpo, diminuindo assim as chances de aparecimento do câncer.

3- Reduza a presença de gordura animal na dieta- Em um estudo realizado no Reino Unido, a gordura de origem animal foi ligada a um maior aparecimento do câncer de mama e do câncer colo-retal.
4- Aumente o consumo de ácidos graxos ômega 3- O ômega 3 combate as substâncias chamadas protaglandinas inflamatórias, que influenciam negativamente na capacidade do sistema imunológico para identificar tumores. O ômega 3 está presente na linhaça, no óleo de linhaça, em vários peixes e nas nozes cruas, por exemplo.

5- Dê preferência a produtos orgânicos- Os agrotóxicos são apontados como responsáveis por diversas doenças – e não apenas o câncer de mama. Portanto, sempre que possível, tente consumir produtos orgânicos, cuja origem livre desses pesticidas seja comprovada.

6- Fique atenta ao seu consumo de selênio- Uma pesquisa realizada na Universidade do Arizona aponta que a suplementação feita com selênio pode reduzir os riscos de câncer pela metade. O selênio pode ser encontrado em grande quantidade na castanha do Pará e, em menores quantidades, no salmão, no trigo, nas sementes de girassol e no fígado de boi, por exemplo.

7- Beba chá verde- A epigalocatequina galato, substância abundantemente presente no chá verde, reduz os radicais livres e, com isso, faz cair as chances de aparecimento do câncer. Se você ainda não incluiu o chá verde na sua dieta – embora muito já tenha sido falado a respeito de seus benefícios para a saúde – essa é uma boa desculpa para fazê-lo. (Dicas de mulher).

Informações: Blog voz da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário