segunda-feira, 15 de abril de 2013

Hipertensão atinge 22,7% da população adulta brasileira


A hipertensão atinge 22,7% da população adulta brasileira. Desse total, o diagnóstico em mulheres é mais comum, 25,4%, e em homens 19,5%. 

Os dados são da mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. "A mulher está mudando o perfil. Antes ela cuidava dos filhos e o marido ia para o trabalho. 

Hoje não. A mulher ocupou um espaço na sociedade igual ao do homem. Ela tem as mesmas posições. disse o coordenador da campanha nacional contra a hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Carlos Alberto Machado. 
Segundo o coordenador, o grande problema é que a maioria dos hipertensos nem sabe que tem a doença. "Inicialmente ela não dá sintomas e apesar de não dar sintomas ela vai causando uma série de lesões em vários órgãos. Ela pode lesar o coração, o cérebro, os rins, os olhos", alertou o médico. 


"Então é importante chamar atenção da população da necessidade de medir a pressão. Se ela estiver alterada, a pessoa deve procurar o médico confirmar este diagnóstico e depois de confirmar, iniciar o tratamento", orientou o cardiologista. 

Informações: Voz da Bahia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário