terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Vacina dos EUA contra dengue será testada no Brasil


A dengue afeta até 100 milhões de pessoas e leva pelo menos 500 mil para o hospital a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. 

Para conter a doença, milhões de dólares têm sido investidos na prevenção e na busca de uma vacina.

“É importante que se invista em pesquisas para encontrar um imunizante que forneça proteção contra os quatro sorotipos do vírus causador da enfermidade”, diz o médico Ciro de Quadros, presidente do Instituto de Vacinas Albert Sabin, em Washington.
 Na semana passada, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos anunciou ter dado um passo importante nesse sentido. Uma vacina criada para imunizar contra esses quatro tipos do vírus revelou-se bastante promissora: protegeu 90% dos participantes dos testes contra os subtipos 1, 3, e 4 e forneceu bons resultados contra os quatro subtipos em 45% dos voluntários.

 “Houve indivíduos que ficaram completamente imunizados contra os quatro tipos”, diz o médico Alexander Precioso, diretor da divisão de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, de São Paulo. É a primeira vacina a alcançar esse patamar de eficácia. (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário