sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Maiquinique: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou 1º Encontro da Agricultura Familiar


Mais de 50 pequenos agricultores estiveram presentes no I Encontro da Agricultura Familiar e Camponesa de Maiquinique.

O encontro aconteceu na última quarta-feira (20), no colégio Estadual Altair Almeida Meira e contou com a presença de 8 comunidades Rurais do município. 

Durante o encontro, representantes dos órgãos governamentais, pequenos produtores e associações discutiram projetos e ações que fortaleçam a agricultura e pecuária no município e  a comercialização de produtos da agricultura familiar do município na alimentação escolar.

O evento foi resultado de uma parceria conjunta entre o CEAS (Centro de Estudos e Ação Social), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Amigos da Natureza, Gazeta Maiquiniquense, Projeto Verde e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Maiquinique.

O objetivo do encontro foi encaminhar as ações e projetos definidos no Encontro do município de Itarantim no dia 07 de Dezembro de 2012 com a presença do Diretor da Pecuária (Marcelo Matos), Chefe do Escritório e Assistente Social da EBDA/Itapetinga, técnicos especialistas dos tema debatidos e o técnico do Escritório Local de Itarantim.

O evento contou também com a participação da Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agraria de Itapetinga, representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), representantes da Câmara Legislativa Municipal, e da prefeita municipal de Maiquinique.

É importante destacar aqui ainda o apoio e incentivo que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está proporcionando a agricultura familiar do nosso município, bem como os relevantes trabalhos do Secretário Luciano Patez, do Coordenador Ivan, e do secretário de Esportes Romilton, que com a importantíssima ajuda e assessoria do CEAS tem apresentado excelentes trabalhos, projetos e ações voltados ao fortalecimento das famílias e comunidades da zona rural de nosso município.

Durante o Encontro foi apresentado o plano de apoio aos pequenos agricultores e agricultoras com as seguintes propostas:
Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar: Incentivará a implantação de reserva estratégica de alimentos para o rebanho com palma forrageira adensada. A palma é uma forrageira bem adaptada às condições do semiárido, apresenta alta produtividade quando cultivada de forma intensiva e suporta períodos de estiagem prolongada, é rica em carboidratos e é uma excelente alternativa para alimentação de bovinos, ovinos e caprinos no período da seca.
]
Inseminação Artificial em Bovinos de Leite: O EBDA usa a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).O cio das vacas é estimulado com a utilização de hormônios para a posterior introdução do sêmen. A inseminação ocorre de forma programada, acompanhada e executada por técnicos da empresa. Espera-se, com o uso dessa tecnologia que 50% das fêmeas inseminadas fiquem prenhes.

Quintais Agroflorestais: Os quintais na zona rural são transformados em unidades de produção de alimentos agroecológicos (sem produtos químicos e veneno) como hortas, pomar, criação de galinhas, codornas, abelhas sem ferrão etc., para produção de madeira e de ervas medicinais (cidreira, mastruz, capim santo, pitanga etc.). Este espaço também valoriza o trabalho feminino, pois na maioria das unidades, as mulheres são quem gerenciam sua produção. Assim, o quintal auxilia na segurança alimentar e pode ser alternativa de renda para as famílias que comercializam o excedente produzido.

Controle Homeopático de Doenças e Parasitas em Bovinos: A homeopatia é uma ciência desenvolvida há 200 anos. Há cerca de 15 anos este tipo de tratamento também vem sendo realizado em animais. Pesquisas recentes viabilizaram o uso de medicamentos homeopáticos que controlam a infestação de carrapatos, mosca do chifre, berne, vermes e moscas domésticas em bovinos. O controle orgânico e homeopático representa para o(a) produtor(a) a redução de custos, aumento da produção e dos lucros, além da melhoria na saúde das pessoas (seus familiares, trabalhadores(as) e consumidores(as). Informações e foto Gazeta Maiquiniquense

Nenhum comentário:

Postar um comentário