quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Após morte de torcedor, novo regulamento pode até eliminar Timão da Libertadores


Caso seja provado que a tragédia ocorrida na noite desta quarta-feira, em Oruro, que matou um torcedor boliviano de 14 anos chamado Kevin Beltrán Espada tenha sido causado por torcedores do Corinthians, o clube brasileiro pode ser severamente punido.

Conforme o novo regulamento da Conmebol, o Corinthians pode até ser excluído da Libertadores por conta do ocorrido no estádio Jesús Bermudez. Conforme a polícia local, o sinalizador que matou o garoto teria partido da área destinada aos corintianos.

Uma das principais mudanças no regulamento para a edição 2013 da Libertadores é o artigo 18, que foi especialmente elaborado para que associações e clubes possam ser punidos pelo comportamento de sua torcida.

Uma das punições previstas para acontecimentos como esse é a exclusão da competição presente ou de futuras edições da Libertadores. Outras punições podem ser aplicadas como uma multa mínima de R$ 200 mil, anulação ou repetição do jogo, perda de pontos, determinação de resultado de jogo, atuar com portões fechados, perda de título ou prêmio, rebaixamento ou perda de licença.

Até o momento, a Conmebol ainda não se pronunciou sobre qual procedimento irá adotar em relação ao Corinthians ou ao San José e se limitou a lamentar a morte do jovem boliviano por meio de seu Twitter oficial.

O novo código de disciplina da entidade entrou em vigor nas primeiras partidas da primeira fase da Libertadores da América deste ano. Os casos devem ser julgados pelo Tribunal de Disciplina e a Câmara de Apelações que começaram a atuar em janeiro deste ano e devem, na prática, atuar como um Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do futebol sul-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário