quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Das 20 cidades mais violentas do Brasil, Bahia tem cinco


O Mapa da Violência, do Instituto Sangari, revelou que dos 20 municípios mais violentos do país (com mais de dez mil habitantes), cinco estão na Bahia. São eles: Simões Filho e Lauro de Freitas, ambos pertencentes à Região Metropolitana de Salvador, além de Eunápolis, Porto Seguro e Itabuna.

“É um estado muito violento. É uma questão de calamidade pública” diz o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, em entrevista para o jornal O Globo. Ele também vê uma normalização na notificação dos homicídios ao sistema de saúde. “Até a década de 90, tínhamos um problema de subnotificação na Bahia. Ao menos, isso não ocorre mais, o que ajuda no diagnóstico do problema”, diz.

Em 2011, foram registradas 4.380 mortes na Bahia, superando os assassinatos registrados no estado de São Paulo, onde foram contabilizadas 4.194 vítimas. Já em tabela do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (SinespPJC), a Bahia ocupou o 6º lugar em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que compete a ocorrência de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Neste levantamento, a Bahia ficou abaixo de Alagoas e acima de São Paulo.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, explicou que o fato de o número de assassinatos no último fim de semana na Região Metropolitana de Salvador (25 casos) ter sido maior do que os dados apresentados pelas polícias de São Paulo (24) e Rio de Janeiro (12) seria motivado pela maior eficiência e transparência da coleta e veiculação de dados da Bahia. “Nossos dados são atualizados a cada 12 horas e as mortes são notificadas imediatamente após as equipes encontrarem os corpos”, explicou.

Ainda segundo Barbosa, o último fim de semana foi atípico em razão do feriadão. “A média dos assassinatos nos fins de semana em Salvador e nos 12 municípios da Região Metropolitana é de 14”, finalizou.


Informações: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário