quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bahia é segundo estado com maior número de policiais mortos em 2012


Com dezesseis policiais assassinados este ano, a Bahia é o segundo estado com maior número de mortes na categoria em 2012, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (31) pelo jornal Folha de S. Paulo com base em dados das secretarias estaduais de Segurança Pública.
Segundo o levantamento, um policial é assassinado no Brasil a cada 32 horas. Os dados mostram que ao menos 229 policiais, entre civis e militares, foram mortos este ano no país. Grande parte deles – 183 ou 79% – estava de folga no momento do crime. O número pode ser ainda maior porque Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas da morte dos policiais mortos fora do horário de trabalho. O estado do Maranhão também não forneceu dados.

O estado com maior número de policiais assassinados é São Paulo, que tem quase metade das ocorrências – 98 policiais mortos, 88 deles PMs.  A Bahia aparece em segundo, empatado com o Pará, que também teev 16 policiais mortos.
O número é considerado elevado por Camila Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP). “Apenas para comparação, no ano de 2010 foram assassinados 56 policiais nos EUA.”
Dos 16 policiais mortos na Bahia em 2012, 14 estavam de folga e 2 estavam a serviço quando foram assassinados.
O último policial morto na Bahia foi o sargento da Polícia Militar Juraci Brito Góes, 51 anos, baleado em um assalto a ônibus no último dia 27. O PM entrou pela frente do ônibus da empresa Dois 2 de julho no momento em que dois assaltantes entraram pelo fundo. Juracir teria feito menção de levantar os braços e foi baleado. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, ele foi socorrido para o Hospital do Aeroporto, mas não resistiu. Correio da Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário