quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Saúde da mulher: A importância dos exames ginecológicos


Visitar o ginecologista frequentemente é um hábito importante para saúde da mulher. A realização de exames também deve fazer parte dessa rotina. Algumas mulheres ficam na dúvida sobre para quê serve cada exame e se é realmente necessário fazê-lo. O relato de pessoas que fizeram e não gostaram também afastam muitas mulheres daquilo que é importante para sua saúde. Conheça alguns dos exames básicos que são importantes.
Colposcopia – Normalmente, é solicitado quando o médico detecta alteração na vagina ou no colo do útero. Costuma ser realizada uma vez ao ano, ou quando solicitado pelo especialista.

Papanicolau – É importante que este exame seja feito uma vez ao ano. Através dele, o médico detecta alterações das células do colo uterino que podem indicar câncer no estágio inicial. 
Mamografia - Deve ser feita anualmente por mulheres que passaram dos 35 ou 40 anos. Mostra alterações na mama, como nódulos e calcificações.
Ultrassom intravaginal ou transvaginal - Realiza-se sempre que indicado pelo médico, mostra a parte interna do útero e dos ovários. Capaz de detectar miomas, cistos e causas de dores abdominais.

Autoexame - Uma vez ao mês você mesma deve apalpar as mamas para investigar qualquer alteração nelas. O período ideal é na semana seguinte à mesntruação.

Ultrassom de mamas - Detecta algumas alterações na mama. Deve ser feito sempre que o médico achar necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário