sábado, 13 de outubro de 2012

Análise de sangue pode diagnosticar câncer de próstata


A doença pode levar anos para manifestar seus sintomas. Com este teste, pode-se observar se os genes do paciente sofreram alguma alteração atribuível à presença de um tumor de próstata. Atualmente, a biópsia é utilizada hoje para determinar a agressividade do tumor, mas há a expectativa de que no futuro este tipo de análise proporcione dados mais precisos que a biópsia.

Os cientistas do instituto de Londres fizeram testes primeiramente com 94 pacientes, e foram capazes de dividí-los em vários grupos a partir dos resultados da análise, diferenciando os com pior previsão e maior mortalidade, que sobreviveram nove meses em média em comparação com os 21 meses dos demais participantes do estudo.

Depois, o teste foi novamente aplicado, desta vez em outros 70 pacientes, e foram encontrados nove genes com os quais é possível se identificar com precisão aqueles que tinham menos probabilidade de sobreviver ao câncer.

Segundo Malcolm Mason, pesquisador da organização beneficente britânica Cancer Research UK, estes resultados são “importantes” porque a análise não só ajudará a identificar os pacientes com pior previsão, mas servirá para escolher o tratamento mais eficaz para cada um deles.Blog do Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário