domingo, 28 de outubro de 2012

A importância da nutrição para pacientes cardíacos

Além da visita regular ao cardiologista; o paciente cardíaco necessita de um acompanhamento com nutricionista para que seja prescrito um cardápio personalizado de acordo com os hábitos alimentares da pessoa com problemas cardíacos; para que auxilie  no controle da doença. Além disso, na consulta com nutricionista; será observada necessidades do organismo para que assim possa se prevenir complicações na saúde do paciente com problemas cardíacos; como por exemplo o controle ideal do colesterol que  só se alcança de maneira total com acompanhamento com o nutricionista.
ALGUMAS DICAS NUTRICIONAIS:
Evite alimentos ricos em gordura saturada, este tipo de gordura é um dos grandes responsáveis pelo aumento do colesterol sanguíneo. São eles: leite integral, manteiga, carnes gordas, doces a base de leite, embutidos, carnes salgadas, massas folheadas, tortas, mousses, sorvetes, chocolates (principalmente o branco);
A gordura “trans” também contribui para o acúmulo de gordura nas artérias. Evite: margarinas, manteiga, biscoitos recheados e alimentos que contenham entre seus ingredientes: gordura vegetal hidrogenada.
ALIMENTOS ACONSELHADOS:
- Leite, iogurte desnatado.
- Queijo magro de barrar sem sal
- Aumento do consumo de hortaliças e saladas
- Arroz, massa ou batata
- Peixe e carnes magras
- Carne de ave sem pele
- Utilizar para temperar ervas aromáticas, condimentos, azeite, alho, cebola, pimenta, limão e vinagre 
ALIMENTOS NÃO ACONSELHADOS:
  1. - Enlatados e conservas
  2. - Sal, caldos Knorr, sopas de pacote, ketchup e mostarda
  3. - Carnes vermelhas e defumadas
  4. - Frituras
  5. - Pepino, repolho e azeitonas
  6. - Comidas congeladas e alimentos pré cozinhados
  7. - Bebidas alcoólicas e café puro
* O PACIENTE CARDÍACO NECESSITA DE UMA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E UM CONTROLE ALIMENTAR PRESCRITO PELO NUTRICIONISTA PARA PREVENÇÃO DE PROBLEMAS NA SAÚDE .

Nutricionista: Dr. Edilson Andrade Neiva - Graduado em Nutrição, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Pós-graduando em Nutrição Esportiva/Diretor da Clínica Nutrislim. Voz da Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário