terça-feira, 9 de outubro de 2012

09 de outubro. Dia do açougueiro


No dia 09/10 é o Dia do Açougueiro. O açougueiro é o profissional responsável por limpar e cortar a carne que é vendida no açougue. O papel desse profissional é atender aos pedidos dos clientes e separar a carne que for solicitada, cortando do jeito que o cliente preferir. Também é de responsabilidade do açougueiro prezar pela higiene e manter a limpeza do local de trabalho, ações imprescindíveis para promover o bem-estar dos clientes e manter uma clientela fixa.

Os açougueiros, geralmente trabalham em conjunto, em açougues ou casas especializadas em carnes. A palavra açougue vem do árabe “as-soq”, que significa mercado ou feira e foi usada para designar as casas de venda de carne. Açougueiro: também se diz “homem do talho”.


O primeiro registro do uso dessa palavra na língua portuguesa data de 1254, na forma “azougue”. Pouco depois o vocábulo evoluiu para “aaçougue”, para então finalmente passar para o atual açougue. Os açougues medievais eram localizados em casas familiares e o trabalho era quase artesanal.

A higiene, nesse período não era muito prezada, e a procedência das carnes não poderia ser avaliada. Atualmente, existem normas a serem seguidas pelos açougueiros, além de órgãos de fiscalização sanitária que impõe selos de qualidade, para que o consumidor saiba da procedência da carne.


O Brasil é o país que possui o maior rebanho comercial do mundo. Em quantidade de animais, só perde para a Índia, porém lá, a vaca é um animal sagrado, portanto o rebanho indiano não é comercializado.


Calcula-se que no Brasil existem cerca de um boi por habitante, ou seja, são quase 190 milhões de cabeças de gado. O gado brasileiro é bem visto no exterior por ser do tipo chamado “boi verde”, que se alimenta de capim e se exercita constantemente.

Promoview

Nenhum comentário:

Postar um comentário