quarta-feira, 11 de julho de 2012

Salvador é a pior capital do país, revela pesquisa


Pesquisa sobre a qualidade de vida nas capitais brasileiras realizada pela revista Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – e divulgada na publicação deste mês (julho) revela que Salvador é a pior capital do país para se viver. (Confira tabela no final do texto)

O estudo, recém-concluído, abrange seis critérios em números levando em consideração a acessibilidade, habitação, saúde, educação, mobilidade urbana, emprego e segurança pública. Foi considerada a situação nos últimos cinco anos, período em que a capital baiana ficou nas mãos do atual prefeito, João Henrique (PP).



A pesquisa foi realizada com mais de dois mil brasileiros de ambos os sexos, com idades entre 18 e 74 anos. Além dos soteropolitanos, os moradores de outras 21 capitais da federação colocaram suas opiniões e ranquearam suas cidades que foram avaliadas, de acordo com cada tema, como boa, satisfatória e ruim.


Dos seis critérios colocados em cheque, Salvador aparece com avaliação considerada ruim em quatro deles. Sendo que nos outros dois temas a capital baiana pontua como penultima colocada. O único ponto em que a cidade surge com avaliação considerada 'satisfatória' é a educação, que hoje tem como secretário João Carlos Bacelar (PTN). No quesito habitação a capital figura na última posição com 48%, sendo que Vitória, capital do Espírito Santo, ficou em primeiro com 72%.

No tocante saúde, hoje administrado pela primeira-dama Tatiana Paraíso, os soteropolitanos avaliam os postos municipais como ruins, ficando atrás apenas de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Vitória aparece mais uma vez em primeiro lugar.
Um dos temas mais debatidos para a copa do mundo de 2012 e que é o maior alvo de crítica por parte dos soteropolitanos, principalmente pelo imbróglio do metrô, a mobilidade urbana literalmente derrubou a administração de JH. Neste quesito Salvador aparece em último com 25%. Curitiba aparece em primeiro com 56%.

Já quando o tema foi emprego veio a surpresa. Salvador não foi a última colocada. O título ficou com João Pessoa, capital paraibana com 39%. Porém, nem tudo foram flores para Salvador que aparece tecnicamente empatada com os mesmo 39%.

Por fim, os soteropolitanos revelam ser temerosos com a segurança. A capital aparece ranqueada com uma incomoda vice-lanterna, ficando atrás apena de Maceió. Salvador aparece com 31% e capital alagoana surge com 29%. Em período eleitoral a pesquisa cai como uma luva para alguns e como uma bomba para outros candidatos.



Fonte Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário