terça-feira, 31 de julho de 2012

Lista de mesários para as eleições da BA será divulgada na quarta-feira (8)


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) irá publicar o edital de nomeação dos mesários que vão participar das eleições 2012, que ocorre no dia 7 de outubro, na quarta-feira (8). Para diminuir o número de substituições e agilizar a totalização do pleito, o TRE-BA conta, desde 2008, com o projeto 'Mesário Voluntário'. 

Em 2012, 6.306 voluntários foram cadastrados na Bahia até esta segunda-feira (30). O TRE-BA informa que, em Salvador, 1.690 pessoas se cadastraram somente este ano. Desde 2008, o número de voluntários sobe para 10.035 na capital baiana, dos 29.171 que existem atualmente em todo o estado.
Entre os benefícios concedidos aos mesários está o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias trabalhados nas eleições e quando participar de treinamentos; além de recebimento de auxílio-alimentação no 1º turno e 2º, se houver.

O exercício da função é válido como critério de desempate em concursos públicos, caso exista esse quesito previsto no edital. O mesário voluntário que estudar em alguma das 57 faculdades conveniadas ao TRE também tem as horas trabalhadas convertidas em atividades extracurriculares ou complementar. O 'Mesário Voluntário' iniciou como projeto piloto na cidade de Vitória da Conquista, em 2008.

Neste mesmo ano, o projeto foi expandido para todas as zonas eleitorais da Bahia. As inscrições podem ser feitas no site do TRE-BA ou por meio do telefone (71) 3373-7273, mesmo após a publicação do edital de nomeação dos mesários. A inscrição não garante vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário