segunda-feira, 23 de julho de 2012

Eleições 2012: O que devemos avaliar na hora de votar

Devemos nos orientar na hora de escolha dos candidatos. Qual é o perfil que o prefeito da cidade, de 2013 a 2016, deve ter? Qual dos candidatos se encaixa melhor nesse perfil?
Mas, é importante também analisar qual o perfil que se espera dos vereadores que serão eleitos em 07 de outubro deste ano. A próxima Camara Municipal contará com o mesmo número de vagas (nove) cadeiras. 
Os eleitores não devem deixar que o debate político seja focado apenas na eleição para prefeito, como vem ocorrendo, porque os vereadores também contribuirão, no que lhes compete, que é legislar e fiscalizar, para traçar os rumos de Maiquinique nos próximos quatro anos.

É necessário refletir como está agindo o Legislativo atual e decidir se vale a pena continuar dessa forma ou se é preciso mudar (para melhor). Sete dos atuais vereadores são candidatos à reeleição. Eles estão agindo a contento ou estão deixando a desejar? Merecem ter nosso voto novamente eleitor?
Esses e outros questionamentos devem pautar as discussões do eleitorado Maiquiniquense para que o voto seja consciente e sério. Afinal, por meio dele, daremos poder a nove vereadores, um prefeito e um vice (todos importantes no cenário político/administrativo do município), os quais governarão a cidade, tomando decisões importantes sem que sejamos necessariamente consultados.
Assim, votar em um candidato é o mesmo que atestar que se confia nele a ponto de delegar-lhe o poder de tomar decisões por si próprio, decisões essas que influenciarão a vida de toda a população. Por isso, eleitor (es), novamente orientamos que sua (nossa) escolha de 7 de outubro seja muito bem pensada nesses pouco mais de dois meses que antecedem as Eleições 2012. 
E, reiteramos, não analise apenas os candidatos a prefeito, tenha essa mesma preocupação com os candidatos a vereador. É uma decisão muito importante e da qual não adiantará nos arrependermos depois.
Texto: Itapetinga na Midia, adaptado pela redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário