quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do índio é marcado por conflitos no Sul da Bahia


O município de Pau Brasil no Sul da Bahia está recebendo reforço policial desde que se intensificou o conflito entre índios e fazendeiros, no último final de semana. Pelas ruas da cidade é possível vê policiais militares, civis e até federais.
Porém, na zona rural, onde o clima é mais tenso, pouco se vê da presença da polícia. Segundo o cacique Kayná Pataxó, nos últimos quatro dias, nove fazendas foram ocupadas pelos índios. No entanto, essa informação tem sido contestada pelos fazendeiros da região. Eles afirmam que 11 fazendas já foram invadidas pelos índios esta semana.
Outra situação de impasse é em relação a retirada do gado das terras que foram ocupadas pelos Pataxós. Os fazendeiros tinham até ontem (18) para remover os animais das fazendas sob o risco de perder o rebanho já que os índios ameaçam soltar os bois pelas estradas que dão acesso às propriedades.
A remoção de animais já está acontecendo, embora muitos fazendeiros ainda não tenha um local apropriado para levar o gado. Os pecuaristas estão requerendo na justiça o direito a reintegração de posse.
O presidente do Sindicato Rural de Pau Brasil, Miguel Arcanjo, informou que o principal culpado por esse conflito é o governo. Para ele, só uma decisão política pode definir essa situação que se arrasta há 29 anos.
Apesar do conflito entre índios e fazendeiros, a Prefeitura de Pau Brasil manteve a micareta da cidade que começa hoje (19), comemorando também os 50 anos de emancipação política do município. Blitz Conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário