quarta-feira, 28 de março de 2012

Aprenda a cuidar melhor da Hipertesão


A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Considera-se hipertenso o indivíduo que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg . 
Excesso de Peso   x   hipertensão 
A relação entre aumento de peso e da pressão arterial é quase linear, sendo observada em adultos e adolescentes. Perdas de peso e da circunferência abdominal correlacionam-se com reduções da pressão arterial  e melhora de alterações metabólicas associadas.
Assim, as metas antropométricas a serem alcançadas são o índice de massa corporal (IMC) menor que 25 kg/m² e a circunferência abdominal < 102 cm para os homens e < 88 para as mulheres.

Ingestão de sódio(sal)  x  hipertensão 
A ingestão excessiva de sódio tem sido correlacionada com elevação da pressão arterial . A população brasileira apresenta um padrão alimentar rico em sal, açúcar e gorduras. Em contrapartida, populações com dieta pobre em sal como a dos índios brasileiros yanomami, não foram encontrados casos de hipertensão. 
Ingestão de álcool  x  hipertensão 
A ingestão de álcool por tempo prolongado pode aumentar a pressão arterial  e a mortalidade cardiovascular. Na população brasileira, o consumo excessivo de álcool se associa com a ocorrência de hipertensão arterial sistemica.
 Sedentarismo   x  hipertensão 
A atividade física reduz a incidência de  hipertensão arteial sistemica, mesmo em indivíduos pré-hipertensos, bem como a mortalidade e o risco de doenças cardiovasculares. 
Procure evitar:
Carnes gordurosas, frituras, Enlatados, molhos de tomate, azeitonas, picles, salsicha.
Estimulantes: café, chá preto, chá mate, guaraná natural, refrigerantes à base de cola (principalmente os dietéticos), capuccino 
Temperos e sopas industrializados: caldos e extratos de carne ou galinha, catchup, mostarda, maionese, molho tártaro, molho de soja, pasta de soja, molho teriaki, molho inglês, molho de salada industrializado, glutamato monossódico;salgadinhos prontos.
* Lembre-se: no caso de hipertensão grave, o consumo de sal deverá ser de, no máximo,2 gramas ao dia que equivalem à 2 colheres de café rasa.
O sucesso do tratamento depende fundamentalmente de mudança comportamental e da adesão a um plano alimentar saudável. Mesmo uma modesta perda do peso corporal está associada a reduções na  pressão arterial  em pessoas com sobrepeso. 
*Visite regularmente o seu Nutricionista e seu medico, não esqueça de tomar o seu medicamento. Fonte: Voz da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário