quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Renda dos baianos cresceu 130% nos últimos 10 anos, aponta Censo 2010


Dados do Censo 2010 divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam mudanças significativas na Bahia. A renda do baiano, por exemplo, cresceu quase 130% em dez anos. Já o índice de analfabetismo caiu 28% no mesmo período.

Embora alguns números sejam animadores, a Bahia ainda está abaixo da média nacional em quesitos importantes, como a taxa de analfabetismo que é de 16,59% no estado, contra 9,63%. A taxa de desemprego da Bahia também é maior do que a média no país, que é de 7,66%, já na Bahia é de 10,9%. O salário médio no Brasil é de R$ 1.212,05, enquanto na Bahia é de R$ 815,14.

O coordenador do IBGE na Bahia, Joílson Rodrigues, explica a realidade que esses dados refletem. “Renda tem a ver com o próprio modelo econômico do estado. O estado da Bahia ainda é muito agrícola. Nosso estado é o mais rural do Brasil, em termos absolutos são quase 4 milhões de baianos ganhando no meio rural, e é um rural semiárido, onde há uma dificuldade muito grande de tirar o sustento e de ter uma atividade lucrativa o suficiente para interferir nessas médias de renda, fazendo com que ela fique maior", pontua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário