quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Bahia: Médicos preferem ganhar menos na capital do que ir trabalhar no interior, diz Cremeb


Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tenha um mínimo padrão, o total de profissionais baianos (um para cada 823 habitantes) é tido como satisfatório por estudos da área – segundo o Censo 2010, do IBGE, a Bahia possui pouco mais de 14 milhões de habitantes.
O grande entrave é a concentração dos médicos, pois 10153 (60%) do contingente baiano estão na capital, enquanto 6.882 são distribuídos em 416 municípios.
“Esta concentração é natural, ocorre em todas as áreas, mas o que mais tem impactado é a falta de perspectiva do médico ao optar por centros menores. As condições de trabalho são inadequadas, há uma sobrecarga de responsabilidades, a remuneração é muito baixa e pior ainda, é incerta, irregular e depende de variáveis que fogem ao controle do profissional”, avalia o presidente do Cremeb, José Abelardo Garcia de Meneses. Há programas públicos de estímulo a retenção dos médicos no interior, com salários de até R$ 12 mil, mas nem assim a busca pelo trabalho longe da cidade grande cresce.Blog do Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário