quinta-feira, 2 de junho de 2011

Carne Brasileira volta a ser proibida na Rússia


A Rússia confirmou que a partir do dia 15 de junho, estarão proibidas as importações de carne e derivados de 89 empresas de três estados brasileiros: Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.
O Serviço de Inspeção Sanitária Agrícola da Rússia, Alexei Alexeyenko afirmou que a inspeção realizada este ano no Brasil revelou várias deficiências no funcionamento dos serviços veterinários, e considerou insuficiente as mostras de carne brasileira submetidas a testes, o que inviabiliza a aprovação do produto para consumo.
Outra deficiência apontada pelo funcionário foi a de que as empresas punidas com a suspensão da exportação de carne e derivados para a Rússia não realizaram, nos últimos três anos, testes de comprovação da presença de mercúrio, pesticidas, agrotóxicos e dioxina nestes produtos. Alexeyenko acrescentou que mais de 260 carregamentos de carne continham parasitas e bactérias de diferentes tipos.
O Brasil é um dos principais fornecedores de carne para a Rússia, com 35% das exportações de carne de porco, 45% da bovina e 19% da carne de aves, segundo o Instituto de Marketing Agrícola de Rússia. Até esta nova proibição ser determinada, 236 empresas brasileiras exportavam carne para a Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário