terça-feira, 3 de maio de 2011

Chuvas no Nordeste interditam BR-101 e desabrigam mais moradores em AL, BA e PE






As chuvas que atingem o Nordeste voltaram a causar transtornos nesta terça-feira (3) em pelo menos três Estados. As regiões norte de Alagoas e sul de Pernambuco são as mais afetadas, com milhares de famílias desabrigadas. A BR-101 está interditada entre os dois Estados. O sul da Bahia também sofre com problemas causados pelas cheias. Ilhéus e Itabuna registraram dezenas de ocorrências desde a segunda-feira (2).Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a BR-101 está interditada por conta de erosões em cabeceiras de pontes e trechos alagados, entre Alagoas e Pernambuco. Em comunicado oficial, a corporação informa que os motoristas e caminhoneiros que trafegam entre os dois Estados devem buscar a BR-104 ou AL-101 (Norte). Outra orientação é que os carros trafeguem em baixa velocidade e com os faróis acessos.Na mata sul de Pernambuco, milhares de pessoas estão sendo retiradas de áreas de risco das cidades de Palmares e Barreiros, cortadas pelos rios Uma e Pirangi, que estão com os níveis de água elevados. Centenas de moradores estão sendo levados para abrigos públicos desde o início da manhã.
Na Bahia, o município de Ilhéus, a 460 km de Salvador, está em estado de alerta devido as chuvas que caem desde a última semana. Nesta segunda-feira (2), centenas de famílias foram retiradas de casa por medo de deslizamentos. Não houve mortes.
Segundo o Corpo de Bombeiros do município, foram 24 pedidos de socorro em áreas de risco nesta segunda-feira. Apesar da chuva ter dado uma trégua hoje, o grupamento informou que já registrou dez chamados. Ainda nesta manhã, equipes do Corpo de Bombeiros e engenheiros da prefeitura estão fazendo uma varredura nos morros do Alto Merival, no bairro da Barra, para verificar os pontos mais críticos. De acordo com o engenheiro Danilo Silveira, que integra a equipe, Ilhéus está com cerca de 120 casas interditadas por risco de desabamento ou porque foram danificadas.Em Itabuna, as chuvas também causaram problemas nesta segunda-feira. Diversos alagamentos foram registrados em ruas e avenidas da cidade, e moradores reclamam que a água do esgoto invadiu as casas.

Previsão de chuva

Segundo o Inmet, o tempo deve continuar fechado em todo o Nordeste nesta terça-feira. A previsão do tempo prevê tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas praticamente em toda a região, exceto no oeste e centro da Bahia, onde o céu fica nublado a parcialmente nublado. A previsão é que as chuvas continuem caindo pelo menos até a próxima sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário